O artista Umberto Nigi abriu as portas do seu Ateliê para à visão artística das crianças da Creche Etelvina, os quadros pendurados nas paredes, o cheiro intenso das cores, a luz do sol entra e ilumina a sua curiosidade. Dando início ao encontro com o artista Nigi. As crianças entraram no mundo da imaginação e começaram a utilizar as cores na tela em branco. Umberto Nigi sugeriu a darem liberdade à sua criatividade e uma criança perguntou: “como posso usar uma cor que não tenho?”, sendo a solução encontrada misturar os tons disponíveis. Os pincéis começaram a mergulhar em diferentes cores e a arte tomou conta deles.

Ateliê e Galeria do amigo Umberto Nigi

A educadora Leliana Markis fala de uma experiência diferente para as crianças, uma oportunidade de viver algo novo, um passeio artístico que permitiu ver algo diferente do que estão habituados. Ficam felizes por pintar e criar fora do espaço da creche, ampliando os horizontes. As telas das crianças são a expressão pessoal de uma intenção, de um desejo ou uma emoção.

Umberto Nigi ofereceu um espaço de criação e de descoberta que variou entre o interior das crianças e o exterior, tocando o material e focado no processo de concretização da ideia artística. As crianças tocaram em alguns dos materiais que o artista utiliza nas suas obras, como o saco de juta, cuja utilização pode mudar em relação ao comum, o que levou inevitavelmente a uma troca de modalidades e interpretações da arte entre o artista e os olhares das crianças, orientados para o novo.

Qual é a visão da arte? É legítimo colocar esta questão neste encontro porque a arte pode ter um impacto positivo na educação das crianças. Se o desejo pela arte existe na criança, é possível entrar cautelosamente na sua interpretação pessoal do que a rodeia. A representação artística é a imagem de uma emoção, e se o ser humano for capaz de escavar dentro de si próprio e manifestar as suas emoções, o processo interiorizado da arte toma forma como o movimento sonoro da cor desde as cerdas do pincel até ao algodão da tela.

Passeio 2º período, Creche Etelvina Caetano de Jesus

Ateliê e Galeria do amigo Umberto Nigi
Ateliê e Galeria do amigo Umberto Nigi
Ateliê e Galeria do amigo Umberto Nigi