Uma enchente de determinação, solidariedade e imensa alegria!

Assim que nos deparamos com as imagens e vídeos das enchentes na Emília Romagna, na Itália, ficamos profundamente chocados e preocupados com nossos queridos padrinhos e madrinhas que residem naquelas cidades. Sem perder tempo, iniciamos uma troca de mensagens com alguns destes amigos, desejando saber notícias de cada um.

Apesar da dor evidente, ficamos impressionados com a notável disponibilidade e alegria demonstrada por tantos jovens voluntários! Dentro dessa tragédia, verificamos uma comoção incrível e histórias belíssimas. É comum afirmarem que os jovens de hoje são vazios e perdidos, porém o que vimos contradiz exatamente essa ideia. Eram jovens extremamente conscientes de sua missão, prontos para remover a lama das casas de estranhos, carregando idosos em suas costas, e tudo isso com entusiasmo contagiante e acompanhado de muita música! Uma humanidade intensa e feliz!!!!

A Emília Romagna é verdadeiramente uma joia rara, um tesouro de um mundo novo!

Rosetta comentou: “É comovente ver os jovens e também os mais velhos ajudarem com alegria, isto diz que o coração do homem é Dom de Deus. O sofrimento acende a brasa que está presente em cada um de nós. Eu choro de comoção ao ver na TV as pessoas entrando na lama para ajudar os outros. É fascinante como a tragédia pode se transformar em algo positivo, um bem para a humanidade. Nós também fazemos essa experiência.”


Compartilhamos com nossas crianças e jovens as fotos e vídeos das enchentes, e todos se solidarizaram com a dor dos amigos, padrinhos e madrinhas italianos. Os meninos fizeram diversos comentários e perguntas, como: “E as pessoas que não sabiam nadar?”, “Os policiais estão ajudando a salvar as pessoas?”, “Havia muita água suja!”… Juntos, eles também fizeram orações, pedindo ao sol para secar a água, para que as pessoas pudessem recuperar suas casas e, acima de tudo, pediram pela vida de cada um.

Enviamos nosso forte abraço e a nossa solidariedade neste momento de dor!

Todas as manhãs, continuamos a rezar, juntamente com nossas crianças. Temos certeza de que Deus ouve os pedidos das crianças!

Abraços fraternos,
Conselho Diretivo, colaboradores, crianças e jovens das Obras Educativas