Desde de novembro de 2022 é oferecido, a equipe das Obras, Treinamento Funcional com a profissional de Educação Física Giselle Anjos, são aulas que acontecem 3x na semana, após horário do serviço, com duração de 1h e o preço acessível (R$30,00 por mês).

Ariane, gerente de contabilidade, conta que a ideia surgiu com a proposta de sermos companhia, proporcionando um espaço e momento de encontro. Ela explica: “Nos encontros do conselho, Rosa sempre pede que sejamos companhia. Ela quando veio para o Brasil, disse sim ao ENCONTRO, para poder ficar perto das famílias e das pessoas. E diante de tudo que experimentamos com ela, nós queremos cuidar das Obras! E o que são as obras? São as PESSOAS. Então qualquer atividade que propomos, seja uma ginástica ou passeio, é para estarmos juntos! Não me importa se as meninas estarão magras ou musculosas, vejo as aulas como um encontro. Encontro delas com elas mesmos e depois o encontro com as amigas. Ali você tem interação entre as pessoas de diversos setores, independente das funções que ocupam no trabalho. É bonito ver como elas se soltam, conversam e falam da vida. E muito mais que o benefício para saúde física, vejo como benefício para saúde mental.”

Conversamos com a Giselle para ouvir dela sobre o convite de realizar o treino funcional e como tem sido:

Gisele Anjos - profissional de Educação Física
Giselle – profissional de Educação Física
  • Como foi receber o convite e o que pensou sobre a proposta?

Giselle: Encarei o convite como um desafio, porque eu não conhecia ninguém, não sabia como seria recebida e não sabia qual era a intenção das meninas que iriam treinar. Topei porque amo desafios.

  • Quando e como começaram os treinos?

Giselle: Começamos em novembro de 2022, fizemos uma reunião com todas as interessadas no Jardim Felicidade, para explicar o que é o Treinamento Funcional e a metodologia dos treinos. Aproveitei para explicar quem eu sou pessoalmente e profissionalmente. Deixei claro desde o início que estávamos ali para treinar de verdade, sem corpo mole e com a apresentação vi um olhar desafiador na turma.

  • Como foram os primeiros treinos?

Giselle: No primeiro dia a turma ficou maior parte do tempo calada, o que me fez pensar se elas voltariam, mas aquelas que se porventura voltassem saberiam que não seria fácil, que exigia esforço, disciplina e teriam cobranças para atingir o objetivo.

  • Qual é o objetivo?

Giselle: O objetivo é algo muito individual, é de cada pessoa. A maioria dizia que o objetivo era o emagrecimento e o bem estar. Agora deixa eu abrir um parêntese aqui e contar uma coisa. A relação entre as pessoas também sempre foi um objetivo meu profissional, algo mais com o emocional e não das capacidades físicas. O que quero contar é que amo celebrar a vida! Então a cada ano que Deus dá para gente, precisamos comemorar. Por isso propus para as meninas de comemorarmos os aniversários. Em janeiro organizei uma torta doce e outra salgada para depois do treino cantarmos parabéns para a Grazi. O que fez ela se emocionar, pois segundo ela nunca tinha ganho isso. Naquele dia eu vi que elas não tinham muita afinidade umas com as outras, talvez por estarem em diferentes setores ou unidade, entendi que teríamos um caminho pela frente, a relação interpessoal precisava ser trabalhada também, eu acredito que uma das funções do esporte é unir as pessoas. Sempre saliento que somos colegas de trabalho e trabalhamos juntas para o sucesso de um todo que são as crianças, as Obras… Ensinamos as crianças a beleza do servir, então precisamos viver e ajudar uma à outra. As crianças aprendem aquilo que vivemos e não o que falamos, elas veem e se orientam pelo exemplo.

Atualmente, vejo como tudo tem fluído melhor entre nós, então, posso dizer que este relacionamento mencionado é um objetivo que já temos alcançado.

  • E como são os dias de treino?

Giselle: No começo era algo muito individual, hoje é mais coletivo. Percebo que agora é mais prazeroso o treino, pois se tornou algo coletivo. Elas mesmas já se organizam para a comemoração das aniversariantes. Já fomos passar um dia em um sitio, onde brincamos, comemos (não muito, pois a professora não deixa – risos- brincadeira), bebemos, conversamos, rimos, choramos de emoção, enfim, foi maravilhoso. Hoje percebo o prazer de todas em participar da vida uma da outra, de conviver uma com a outra. De estarem juntas.

  • Pessoas de outras unidades participam?

Giselle: Sim, é aberto para toda equipe das Obras Educativas Padre Giussani. Ah…temos algumas mães que participam também, diante de um pedido das alunas.

  • Você vê evolução nas alunas? Se sim, qual?

Giselle: Sim, em todos os sentidos. A estética para mim como profissional é só uma consequência do treinamento, sendo assim a última coisa que eu analiso. Sempre dou instruções sobre a saúde, o cuidar dela, o estar bem consigo mesma. A importância que elas têm para elas mesmas e depois para aqueles que estão ao redor, a importância de se chegar a uma velhice independente, com saúde, de beber água, de comer bem, de dormir melhor, de ter uma qualidade de vida e elas já entenderam isso. Também percebo a disposição que elas têm para trabalhar. O Treinamento Funcional melhora a condição física do indivíduo com movimentos do nosso dia a dia, melhora as nossas capacidades físicas, como o equilíbrio, coordenação, ritmo, agilidade, flexibilidade, força, resistência… E algumas dessas capacidades são fundamentais para elas no trabalho com as crianças. Um exemplo: uma criança caindo, você precisa ter agilidade, força, bom tempo de reação para conseguir segurar.

Através do exercício o cérebro libera vários hormônios, entre eles a Endorfina, que é conhecido como, o hormônio do bem-estar. Algumas alunas que fazem acompanhamento médico, reduziram ou até mesmo deixaram o uso de antidepressivos. Além de tudo isso tem a perda da gordura, o processo de emagrecimento que muitas já conseguiram. Temos caso de alunas que já perderam bastante peso.

  • Já vimos relatos das mulheres sobre a melhora da disposição e falam que a aula vai além da questão física. Existe uma explicação técnica para isso? Se sim, pode nos falar sobre isso?  Como já mencionei, através do exercício, do movimento, o cérebro libera uma serie de hormônios, inclusive os hormônios do bem estar, como por exemplo: endorfina, serotonina, redução do cortisol (hormônio do stress) e etc. Outro ponto é que o exercício físico contribui com a qualidade do sono, o que é fundamental para termos um dia bom.

No final da conversa Giselle nos mostrou algumas mensagens com o retorno e agradecimento das alunas, confira dois retornos:

“Oi Giselle! Estou passando para te agradecer por tanta paciência e cuidado comigo e com as meninas. Tenho muita dificuldade com dança, movimentos corporais e coordenação motora e depois de uma certa idade tudo fica mais lento. Sei da importância da prática de atividade física e como isso me faz bem. Sinta-se a vontade para me corrigir em tudo, nos movimentos e na postura, não tenho dificuldade de ser chamada atenção, pelo contrário me ajuda muito. Que Deus continue te abençoando, te dando muita paciência. Agora entendo o porquê da paixão das meninas por você. Você demonstra ser uma pessoa maravilhosa, mais uma vez deixo a minha gratidão…”

Depoimento da Janaína

“Eu só tenho a agradecer.

Realmente como a Gi disse é uma guerra diária comigo mesma.

Dói, da vontade de chorar. Mas a cada dia eu venho superando meus próprios limites.

Lá no início eu não achei nunca que eu chegaria onde estou agora. Ainda que pouco pra mim é muito. Sair da obesidade é um trabalho muito difícil da vontade de desistir todos os dias, ser gordo é mais fácil. Mas cada centímetro que eu perco nas medidas é 1% que melhora na minha saúde, minha disposição, minha autoestima.

Fico muito feliz pela oportunidade de ter conhecido a Gi e iniciado esse processo e muito grata as Obras por ter essa preocupação com nosso bem estar.

Espero evoluir muito mais. Mesmo debaixo de lágrimas, mas agora de felicidade.

Obrigada a todas que não me deixaram desistir, que me deram força quando eu já não tinha nenhuma, que me acolheram quando eu desmoronei, que paravam o treino pra me ajudar nas crises. Vcs são parte do meu processo. Obrigada Gi, sem vc isso não seria possível. Afinal que ia gritar pra eu não desistir? Kkkk brincadeira

Vc é minha inspiração e a pessoa que me dá forças diariamente pra continuar no foco. Que puxa minha orelha quando precisa e acima de tudo que dá o melhor de vc pra nós com muito amor.

Amo vcs“

Depoimento da Lyoene Danielle
Comemoração do aniversário da Ariane
Passeio no sítio
Treino com elástico