“Cada um de nós têm uma bagagem, que nos foi dada quando fomos gerados. Dentro dela as pessoas que nos educam (nossos pais, professores, parentes…) vão colocando aquilo que elas acreditam ser o melhor, pois nos amam, nos querem bem!

Com o passar do tempo, com o crescimento, começamos ter a capacidade de julgar, criticar, fazer juízo das coisas. E, consequentemente, começamos a verificar essa bagagem, que podemos chamar de “Experiência”. Verificar nossa experiência significa olhar se aquilo que nos foi dado faz sentido à nossa vida, se é verdadeiramente o que coração deseja, busca. Essa é a capacidade da crítica, no sentido positivo: é colocar o nosso “eu” em nossas próprias mãos, e, consequentemente, fazer o caminho do amadurecimento.

Algo elementar na experiência, é que ela é mais bonita, mais verdadeira, quando estamos na companhia de um outro, compartilhar a experiência. Isso é, torná-la mais viva, mais latente, memorável. A experiência deve ser em primeira pessoa, para mim, mas depois para o mundo, quando temos algo bonito precisamos mostrar ao mundo, esse é o valor: compartilhar! Compartilhar a nossa própria experiência é a maior riqueza que podemos oferecer ao mundo.”

Texto e narração: Jean Araújo

Crianças: Agatha Maria e Miguel Moura

Imagens das creches ao decorrer do ano

Vídeo de fim de ano para a equipe das Obras Educativas Padre Giussani.