Nossos programas

Educação Infantil

A Educação é entendida por nós como algo que passa pela rede familiar e social da criança, incluindo além de seus familiares, seus educadores de referência (que estão com elas em sala) e os demais funcionários das Obras com os quais elas convivem diariamente (cozinheiras, faxineiras, auxiliares, porteiros…)

Cada pessoa é uma oportunidade em si de educação para a criança e sua família. Por esta razão as pessoas que aqui trabalham precisam “educar-se” na consciência de si, do que são, do que carregam e do que comunicam quando vão ao encontro delas.

Uma vez que nosso olhar para criança é total e que entendemos que seus familiares são seus primeiros e mais fundamentais educadores, o trabalho junto às famílias é premissa fundamental do nosso método. Ser companhia da família no percurso educativo de seus filhos significa para nós promover “o tecido humano” que compõe nossa sociedade.

Na Educação Infantil nossa maior missão é manter acesa a paixão que a realidade desperta nas crianças, pois interessar-se pela vida, suas cores, seus movimentos, seus sons, cheiros e gostos é natural para elas. Nosso papel é levar cor onde parecer cinza, luz onde estiver escuro e doçura onde a amargura quiser se fazer presente.

Nossas crianças experimentam em nós e em nosso trabalho toda a positividade presente no olhar para cada uma delas, comunicando ao mundo aquilo que elas são em verdade: criaturas cheias de dons, beleza e possibilidades.

Projeto Raio de Luz – BDMG

Um projeto patrocinado pelo BDMG Cultural que oferece aos jovens e adoslecentes atendidos diversas oficinas artisticas culturais. Sendo elas: Cantigas de Roda, Capoeira, Coral, Educação Artistica, Marcenaria, Musicalização e Recreação.

As oficinas e o relacionamento com o educador trazem à tona o que os meninos carregam, porque, além da técnica, eles tornam pessoas mais seguras de si, mais certas, mais felizes e com maior e com maior autoestima.

Odontologia

Alguns anos, através de uma parceria entre a Universidade de Bolonha na Itália, a PUC Minas e a Fundação AVSI foi construído o consultório odontológico em nossa Creche Jardim Felicidade, que funcionou por muitos anos com este projeto. Atualmente funciona com o apoio de dentistas voluntários sob a coordenação de Fernanda Campolina e Sandra Magalhães que atendem nossas crianças, familiares e funcionários com preços acessíveis para manutenção do consultório.

Deste trabalho realizado há quase 20 anos, surgiu o projeto voltado para a Odontopediatria, que atenderá nossas crianças de 0 a 6 anos de todas as unidades. E com a arrecadação IR Amigo (doação via imposto de renda), nosso projeto foi aprovado no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente), possibilitando aumentar a equipe de profissionais para cuidar dos sorrisos das nossas crianças!

Os trabalhos do projeto Sorriso do Futuro permite que as crianças sejam avaliadas. E assim possam receber o acompanhamento, atendimento necessários e adequados para garantir a saúde bucal no desenvolvimento infantil.

Acolhimento institucional (abrigo)

Acolhimento de crianças, de 0 a 6 anos, em situação de risco social e/ou pessoal, sob medida protetiva (determinada pela Vara da Infância e da Juventude ou Conselhos Tutelares) e afastadas temporariamente de suas famílias, de acordo com a legislação vigente. Garantindo todo cuidado que necessitam.

O atendimento é feito na Casa de Acolhida “Novella”, fundada em novembro de 2001, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Tem como missão contribuir para a defesa dos direitos da criança, sobretudo o direito à convivência familiar, através dos seguintes programas: Acolhimento Institucional, Apoio Sóciofamiliar, Assessoria Técnica e Defesa de Direitos.

Socialização

O Programa de Socialização Infanto Juvenil surgiu em decorrência da necessidade de se dar continuidade ao percurso iniciado na Educação Infantil. Nossa intenção principal é propiciar às crianças e aos jovens um acompanhamento cotidiano, visando ao desenvolvimento integral da sua personalidade, através da formação pessoal e profissional que consequentemente resultará na formação de adultos capazes de exercerem seu protagonismo na sociedade.

Atendemos hoje 30 adolescentes de 6 a 15 anos, oferecendo reforço escolar, curso de teatro, música (canto-coral, flauta, cantigas de roda), informática, artesanato em madeira, assistência odontológica e atividades recreativas.

Aprendizagem

O programa tem como objetivo introduzir jovens no mercado formal de trabalho, buscando proporcionar ao adolescente, a oportunidade de construir um caminho que o valorize e o identifique como um cidadão de direitos e deveres, além de oferecer ferramentas a fim de ajudá-los a vislumbrar novas perspectivas para sua vida e consequentemente para a sua família.

Durante todo o período de aprendizagem, além da vivência profissional e conhecimentos teóricos, os jovens recebem acompanhamento para o seu desenvolvimento humano, em suas várias dimensões.

O programa Aprendiz Alvorada é regulamentado pela Lei Federal 10.097/2000

Apoio Sócio-Familiar

Nós acreditamos que a família é o primeiro sujeito educativo e o responsável por construir o tecido humano na sociedade, por isso acompanhar as famílias é uma prioridade para nossa equipe. O acompanhamento familiar tem por objetivo sustentar a pessoa nos seus momentos de fragilidade e fortalecer seus membros para potencializar a sua função educativa e protetiva. Além disso, contamos com os parceiros que existem no território da família, fortalecendo quando o vínculo está enfraquecido, ou construindo laços quando não há.

Os valores que fundamentam o nosso método do trabalho com as famílias são: Valorização da Pessoa, Olhar atento à realidade, Fazer “com” e não “para” a família, Acolhe quem é acolhido.