Dezembro é um mês de festividades, sejam natalinas ou para celebrar uma nova etapa da infância. A que marca mais é a despedida das turmas do terceiro período, pois as crianças dizem até logo para a creche e vão para as escolas, com novas professoras, colegas e espaços. As educadoras que, que quase sempre, acompanharam essas crianças desde o berçário veem meninos e meninas saírem da creche caminhando com as próprias pernas e carregando com eles diversas experiências na bagagem da vida. Se perguntamos o que vão sentir saudades, ouvimos respostas das mais variadas, desde a comida da creche até as conversas e brincadeiras com as educadoras e colegas.

Para nossas Obras não é um adeus que damos para as crianças e sim um até logo, pois acompanhamos o percurso de cada pessoa que passa por aqui e continuamos sendo presença e companhia dessas crianças até que se tornem adultos. Nossos espaços seguem de portas abertas para recebê-los, nossa equipe se organiza para visitá-los e organizar passeios e propostas que possam participar. Para Rosetta, nossa fundadora, “a creche é também a casa dos meninos, eles podem voltar sempre que precisar”.

Então para aquelas famílias e crianças que na última semana participaram dos encontros de despedidas da turma, registramos aqui o nosso muito obrigado por tudo! Saibam que serão sempre bem vindos em nossas Obras.

Fotografias de Kyriam Magalhães e Mateus Maciel