Ah, meus amigos, preparem-se para uma história repleta de alegria, humor e sabores divinos! Vou lhes contar sobre a incrível experiência do nosso querido Mateus, o responsável pela comunicação de nossas Obras, que decidiu se aventurar no mundo culinário como cozinheiro em nossa unidade Jardim Felicidade. Preparem seus aventais e venham comigo nessa jornada saborosa!

Imaginem só: Mateus, um especialista em palavras, expressões e comunicação, decidiu sair de sua zona de conforto e se lançar em uma aventura totalmente inusitada. Com sua mente criativa e coração corajoso, ele se transformou em um verdadeiro furacão na cozinha, dançando entre as panelas, colheres e utensílios. Suas habilidades comunicativas agora se manifestavam no amor com que servia seus colegas de trabalho.

A lasanha de frango foi o prato escolhido, e momentos hilários não faltaram. Na primeira forma montada, ele colocou uma quantidade exagerada de queijos, até que Silvana o lembrou que ainda havia mais seis formas para serem montadas… Num susto, ele sorriu e logo arrumou a confusão deliciosamente. Foi um momento tão divertido que todos riram demais, inclusive o próprio Mateus.

O resultado foi uma lasanha maravilhosa, capaz de fazer qualquer um salivar… O primeiro prato foi carinhosamente oferecido para as queridas cozinheiras, que o receberam de braços abertos nesta manhã: Silvana, Gracielle e Rosemary. Todos ficaram imensamente gratos pelo cuidado e, para adoçar ainda mais a experiência, teve uma sobremesa incrível: uma torta de coco com chocolate feita pelo nosso talentoso Mateus com sua mãe durante a madrugada, em sua própria casa… Ele realmente se superou! Desta vez, a comunicação ocorreu através dos sabores e aromas deliciosamente espalhados pelo refeitório.

E assim, nossa história chega ao fim. Mateus, o intrépido responsável pela comunicação, se tornou um verdadeiro herói na gastronomia de nossas Obras, encantando a todos com suas habilidades culinárias e sua alegria contagiante. Foi uma aventura repleta de sabor, risadas e muito carinho.

Viva Mateus, o mestre dos sabores e das palavras!
Escrita por Fernanda Campolina Julho 2023

Relato do Mateus após as fotos feitas por Fernanda Campolina.

Mateus conta sobre a Experiência na cozinha

Desde que entrei nas Obras falo de vivenciar para comunicar. Eu vivencio para poder compreender, sentir, ouvir e ver por diversos ângulos sobre aquilo que vou trabalhar e divulgar. Em toda vida gostei dos desafios e das novas experiências. E com certeza, poder cozinhar para toda a equipe da unidade Jardim Felicidade foi desafiador. Uma experiência divertida, saborosa e muito agradável.

Agora, não sei dizer se a ideia surgiu do post de almoço de domingo com minha mãe que a Ariane viu ou se vem da curiosidade de muita gente: “Mateus você sabe cozinhar?”. Enfim, não importa como surgiu. Eu sei que topei, Ariane organizou rapidamente e foi uma manhã de quinta diferente, mas muito interessante. Poucas pessoas sabem, de verdade, como é o corre das cozinheiras. Eu já admirava o trabalho, agora admiro muito mais. É uma corrida diária contra o relógio ou se preferir, uma dança muito bem sincronizada. São muitas coisas para fazer, cortar, picar, temperar…E as exigências a cumprir? Desde o uniforme até o cardápio nutricional, que varia das crianças para os adultos. E sabe, teve uma coisa que me encucou muito: A responsabilidade de preparar as refeições de tanta gente. É diferente de fazer seu próprio almoço ou para alguém da família em dia de folga. Minha ficha caiu quando fui fazer o prestigio de travessa com minha mãe em casa, não era uma panelinha e sim duas panelonas com doce. Não seria uma forma pequena e sim cinco formas de lasanha.

Erra daqui, acerta dali, rala, desfia, mexe, brinca, conversa, registra, pergunta, aprende, monta, finaliza…ufa está pronto. Pessoal servido e satisfeito. E cadê toda aquela responsabilidade? Nada que atrapalhasse, afinal não era eu fazendo e sim nos. Sempre em companhia. E muito mais gostoso que a comida, foi poder partilhar os momentos com as pessoas. É aquela clássica expressão: “o que vale mesmo é a resenha com os amigos”.

Agradeço as meninas da cozinha na creche por me receberem tão bem. Agradeço a turma da administração por permitir essa loucura e oferecer este almoço especial de encerramento do semestre e a toda equipe que encarou comer a lasanha, mesmo sem saber se daria bom. Agradeço minha mãe pela vida e por toda paciência com as bagunças que já fiz na cozinha de casa.