QUEM SOMOS


Somos uma obra que tem como objetivo a educação das crianças e de suas famílias. Atuamos na Região Norte de Belo Horizonte, especificamente nos bairros 1º de Maio, Providência, Jardim Felicidade e Novo Tupi. Atendemos crianças e jovens desde o nascimento até os 18 anos.

O nosso método é a partir do olhar para a pessoa e todas as atividades desenvolvidas são propostas de encontros com as crianças, famílias, colaboradores e cada um que participa do ambiente educativo.

Nossa missão é ajudar a família a se tornar protagonista da educação dos seus filhos e educar as crianças à beleza da vida.


Nossa história

O ponto de partida para o surgimento das entidades que fazem parte do grupo “Obras Educativas Padre Giussani” foi a década de 70, quando famílias oriundas do interior levantaram os primeiros barracos que deram origem à favela da Vila Boa União. No ano de 1977 uma grande chuva alagou toda a vila e as famílias foram abrigadas na paróquia de Santo Antônio do Padre Pigi (Bairro Providência), onde surgiu a amizade entre eles e Rosa Brambilla, missionária Italiana e fundadora das Obras Educativas.

Após o retorno das famílias aos seus barracos, Rosa Brambilla realizou diversas visitas domiciliares, onde pode constatar a necessidade da construção de creches onde as crianças pequenas pudessem permanecer durante enquanto suas mães trabalhassem. Surgiu então a Creche Etelvina Caetano de Jesus. Esta foi a primeira materialização concreta das Obras, que impulsionou o surgimento das demais unidades.

Cada Obra nasceu em um tempo diferente, mas todas refletem a mesma maneira de olhar para a educação. Todas contaram com o apoio da comunidade em que estão inseridas e têm a sensibilidade de olhar para cada realidade construindo a história a partir do que se encontra diante dos olhos.

Voltar ao topo


Missão e Método

NOSSA MISSÃO é ajudar a FAMÍLIA a se tornar PROTAGONISTA da educação dos seus filhos e educar as crianças e adolescentes à BELEZA da vida!

A FAMÍLIA é o primeiro sujeito educativo!

NOSSO METODO é a partir do OLHAR à PESSOA.

Educar os adultos e as crianças a olharem para si e para a realidade, ajudando a trazer à tona o que eles sao em sua NATUREZA VERDADEIRA.
“Educativo significa acompanhar a pessoa na introdução e encontro com a realidade, através da valorização plena de suas potencialidades e capacidades humanas”.

Luigi Giussani – Educar é um risco

Voltar ao topo


Onde atuamos

Todas as instituições das Obras Educativas estão localizadas na região norte de Belo Horizonte, considerada pela Prefeitura uma região em expansão, mas que encontra-se em um quadro de contrastes: de um lado bairros com população de melhor poder aquisitivo e infraestrutura urbana, e de outro, bairros e vilas com população carente que oferecem aos seus moradores condições mínimas de moradia.

  • Etelvina Caetano de Jesus: Bairro Primeiro de Maio
  • Jardim Felicidade: Conjunto Felicidade
  • Dora Ribeiro: Bairro Providência
  • Gilmara Iris: Bairro Novo Tupi
  • Casa Novella: Conjunto Felicidade
  • Casa Padre Gigio: Conjunto Felicidade
  • Centro Esportivo Virgilio Resi: Unidade Conjunto Felicidade e Unidade Providência

Onde estamos

Voltar ao topo


Prêmios

1998 – Associazionni Voluntari Italiani del Sangue
1999 – Prêmio da República de San Marino
2000 – Prêmio per “La Pace”, da região da Lombardia (Itália)
2002 – Prêmio Italiani nel Mondo (Itália)
2003 – O presidente italiano concedeu o Prêmio “Stella della Solidarietá Italiana”
2004 – Casa Novella: Vencedor do Abrinq Prêmio Criança – Prevenção do Abandono, Acolhida e Reinserção Familiar da Criança em Situação de Risco
2005 – Prêmio Itaú-Unicef Regional ao Centro Alvorada (concorrendo com 1600 instituições em todo o Brasil).
2005 – Casa Novella: Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social
2007 – Prêmio do Instituto Wadson Lima como Ótima Organização Social para o Esporte
2008 – Casa Novella: Pré Finalista Do Premio Rosani Cunha – Ministerio Do Desenvolvimento Social

Voltar ao topo


Organograma / Equipe

Organograma

Voltar ao topo