26 anos das Obras Educativas Jardim Felicidade

São 26 anos de fundação e 33 anos de trabalho no Conjunto Felicidade. Tudo começou em 1985 com a desapropriação da antiga fazenda Tamboril, através do movimento Pro Favela liderado pelo nosso querido Padre Pigi. Naquela época foi iniciada a construção das primeiras 800 casas e faltavam os serviços básicos para as famílias.  Preocupadas com a situação dos moradores duas amigas profissionais de saúde (Rosa e Nicoletta) realizavam visitas nas casas e barracos de lona e lutavam para responder às necessidades primárias das pessoas.

Em 1986 através da Fundação AVSI foi possível responder a urgência de cuidados da população, com a construção de um posto de saúde. O posto era pequeno e simples, mas era um local de acolhida e atenção ao humano, onde eram oferecidos serviços de pediatria, ginecologia e obstetrícia. Na medida em que se estabeleceu um relacionamento com as famílias do Conjunto,Rosa Brambilla (fundadora das Obras Educativas Padre Giussani) percebeu a necessidade de uma escola infantil para a comunidade, para favorecer, sobretudo, as mães que trabalhavam para o sustento dos filhos. A procura era muito grande e em 1990 foi construída a Creche Comunitária Jardim Felicidade, que tinha a capacidade para 130 crianças de 0 a 6 anos.

A educação oferecida nas Obras pauta-se no respeito à dignidade e ao direito da criança em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, sem discriminação. E a forma concreta na qual se manifesta o respeito é na acolhida, que acontece em todos os momentos do cotidiano. É objetivo das Obras se envolver também com a família, ajudá-la a resgatar o sentido da vida e o seu papel na educação de seus filhos.

Este ano celebramos com alegria e relembramos com muito orgulho o percurso feito por nossa fundadora Rosa Brambrilla que por amor ao próximo teve a coragem de transformar um pequeno espaço em uma grande instituição.  Sua entrega e gratuidade em responder a realidade e dizer “sim” nós fez chegar aqui ……  Hoje as Obras Educativas Jardim Felicidade oferece atendimento para 340 crianças e adolescentes de 4 meses aos 18 anos nos programas de Educação Infantil, Socialização Infanto Juvenil e Jovem Aprendiz , além do trabalho de Apoio Sócio Familiar.

Veja como foi os 26 anos das Obras Educativas Jardim Felicidade

 

Quero Ajudar
TAGS:
  • #adolescentes #ong #educação #educaçãoinfrantil #criança #jovemaprendiz #rosabrambilla #socialização #instituiçãosocial #familias #trabalhosocial
  • Veja também