Casas de Acolhida

As Obras Educativas Padre Giussani contam com o trabalho de duas Unidades de acolhimento institucional, que tem por finalidade acolher crianças de 0 a 6 anos, em situação de risco pessoal e/ou social, vítimas de violência doméstica (negligência, violência psicológica, física e sexual), sob medida de proteção determinada pela Vara da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares. As equipes da Casa Novella Ravaglia e da Casa Padre Gigio se ocupam também do acompanhamento psico-social das famílias de origem, visando à superação da situação de risco e a reintegração da criança em um âmbito familiar acolhedor e seguro.

A Casa Novella tem capacidade para atender até dez crianças (0 – 6 anos) e a Casa Padre Gigio até 12 bebês (0 – 1 ano). O acolhimento é temporário até que seja superada a situação de risco e a criança possa ser reintegrada à sua família de origem, família extensa (avós, tios,…) ou como última opção, encaminhada para adoção nacional ou internacional.

Para além pretende-se disseminar metodologia e atuar ativamente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e no fomento da política pública.

O projeto Prevenção do Abandono, Acolhida e Reintegração Familiar da Criança em Situação de Risco tem por objetivo geral contribuir para redução e para prevenção do fenômeno de risco da criança, melhorando o acesso a serviços de assistência e proteção para infância em situação de risco, em uma ótica de respeito e proteção do direito fundamental da criança, buscando garantir o direito a convivência familiar e comunitária.

Voltar ao topo


Casa Novella Ravaglia

Fundada em novembro de 2001, a Casa de Acolhida “Novella” é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Tem como missão contribuir para a defesa dos direitos da criança, sobretudo o direito à convivência familiar, através dos seguintes programas: Acolhimento Institucional, Apoio Sóciofamiliar, Assessoria Técnica e Defesa de Direitos.

j

Desde a sua criação, definiu como principal objetivo institucional reintegrar as crianças vítimas de violência doméstica sob medida de proteção às suas famílias de origem. Os resultados deste trabalho surpreendem pelas mudanças verificadas no seio destas famílias e, conseqüentemente, na convivência familiar, permitindo a reintegração das crianças após alguns meses de acolhimento.

Nestes anos de funcionamento, desenvolveu uma metodologia específica de acompanhamento às famílias em situação de risco social, fazendo com que esta experiência se estendesse a outras instituições que prestam serviços similares e contribuísse para a divulgação e implementação efetiva do que preza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conheça mais em: www.casanovella.org.br

Voltar ao topo


Casa Padre Gigio

Inaugurada em 17 de abril de 2013, a Casa Padre Gigio é uma casa de acolhida de menores com idade entre 0 -1 ano em situação de alta complexidade, como violência familiar, abuso sexual, negligência e outros.

Realizando trabalho similar a Casa Novella que atua desde 2001, a Casa Padre Gigio acaba de ser inaugurada e tem também como objetivo, seguindo os moldes de sucesso da entidade irmã, o acompanhamento psico-social das famílias de origem, visando à superação da situação de risco e a reintegração da criança em um âmbito familiar acolhedor e seguro.



Voltar ao topo