A beleza do caminho

Vamos passear pela nossa história

1967

Desde sua chegada ao Brasil, Rosa Brambilla, missionária italiana, atua ao lado de famílias em situação de vulnerabilidade social.

1977

Rosa trabalhava no Posto de Saúde que atendia as famílias da vila Boa União. Uma forte chuva marcou a vida destas famílias que foram abrigadas na paróquia de Santo Antônio do Padre Pigi (Bairro Providência). Após o término das chuvas, as famílias regressaram para seus “barracos”. A partir deste duro acontecimento nasceu uma amizade entre as famílias e a Rosa.

1978

Vivenciando a dura situação destas famílias, Rosa passou a se dedicar à educação das crianças. “Comecinho de Vida” era o nome da primeira escolinha onde 50 crianças eram carinhosamente acolhidas no quintal cedido pela moradora da comunidade, “Dona Etelvina”, recoberto por uma lona amarela atendendo 2 turmas de 25 crianças em horário parcial. Atualmente a creche se chama “Etelvina Caetano de Jesus”.

1979

Em 1979 foi comprado, reformado e ampliado um barracão às margens do ribeirão do Onça para a construção da Creche. Toda a construção foi realizada através de mutirão dos moradores da comunidade. A Creche só foi constituída legalmente em 21 de março de 1987, mas foi desapropriada em 1995 junto com centenas de famílias, e acabou mudando para uma nova Creche que foi construída pela AVSI (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional) e dois amigos italianos (Padre Luigi Valentini e Gabriele Carraro), localizada na Rua Oscar Lobo Pereira, no mesmo bairro.

1985

A origem do Conjunto Felicidade está ligada a um movimento liderado por Padre Pigi que tinha como objetivo conseguir casa própria para as famílias carentes moradoras de aluguel e em1985 foi iniciada a construção das primeiras 800 casas na antiga fazenda Tamboril (atual Conjunto Felicidade). Desde o início, a presença de duas profissionais de saúde (Rosa Brambilla e Nicoletta) que trabalhavam na comunidade, foi fundamental para responder às necessidades primárias das pessoas, como educação, saúde e alimentação. 

1990

Devido a grande demanda de mães solteiras, que precisavam encontrar um lugar para seus filhos pequenos, foi construído em 1990 o centro de educação infantil Jardim Felicidade, que tinha a capacidade para 130 crianças de 0 a 6 anos.

1998

As famílias necessitavam de um lugar onde suas crianças pudessem passar o dia longe dos problemas sócias da região, e que pudessem ser acolhidas, abraçadas e olhadas atendendo suas necessidades especificas. Pigi conseguiu um terreno de uma pedreira e junto de Rosetta, conseguiram atender um pedido feito por pessoas da comunidade do bairro Providencia da criação de uma creche. 

2001

A história de uma criança de 10 meses com desnutrição de terceiro grau, doente, com infecção, foi o impulso inicial para a instalação da Casa de Acolhida Novella em 2001. Os recursos para a construção vieram do Projeto de Emergência – Centro Di Accoglienza per Bambini in Situazine di Richi, da Embaixada da Itália e do Prevenzione dellàbbandono, accoglienza e reinserimento di Bambini in Situazione di Richi, da Commissione per le Adozioni Internazionali.

2005

Início do atendimento para 15 crianças de 2 anos na Creche Dom Giussani, carinhosamente conhecida por Gilmara Iris. A instituição surgiu em decorrência da necessidade dos moradores do bairro Novo Tupi e adjacentes em ter um local para atendimento de crianças e adolescentes devido as graves situações encontradas na região. Em 2007 com o apoio da AVSI (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional) foi possível a ampliação do atendimento e da faixa etária das crianças, atualmente atendemos 181 crianças e jovens desde o nascimento aos 12 anos e suas respectivas famílias.

2005

Inaugurado em fevereiro de 2005, o Centro Esportivo Virgílio Resi tem como objetivos ampliar os espaços de recreação oferecidos aos jovens atendidos nas Obras Educativas Jardim Felicidade e dar acesso à comunidade, para prática de esportes, a custo acessível. Mais de 2.800 crianças e adolescentes das Obras e do bairro tiveram a oportunidade de participar das aulas de futebol com instrutores especializados. Já são mais de 130 times formados em diversas categorias com participação em 900 jogos, torneios, campeonatos e outras competições. As equipes se sagraram campeans diversas vezes em campeonatos municipais trazendo para casa 65 trofeus.

A sua doação contribui com o atendimento de 2000 crianças, adolescentes e suas famílias!